Seus comentários são importantes

Sua participação é muito importante! Quando nos visitar, destaque sua presença com um comentário.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hoje é dia de Santa Sara


A Cigana Escrava que Venceu os Mares com sua Fé e Virou Santa


Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar.

Aí então, Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvarem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.

Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer.
Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.

Quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: "Dalto chucar diklô" (Te darei um bonito lenço).

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem.


Salve Santa Sara, Kali iê, minha mãe!

Um comentário:

  1. Muito dez a reportagem de Santa Sara...
    Faz muito bem pra nossa cultura... obrigada Sandia querida por nos informar sobre assuntos tao interessantes....
    vc nao pode me passar esta escrita por email? preciso repassar para pessoas que sao fas de Santa Sara e ainda nao puderam entrar no nosso Blog... Obrigada !!! Beijos Regina

    ResponderExcluir